Vice Primeiro Ministro russo admite uso de doping por atletas do país - Gazeta Esportiva
Vice Primeiro Ministro russo admite uso de doping por atletas do país

Vice Primeiro Ministro russo admite uso de doping por atletas do país

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/02/2017 às 11:35

São Paulo, SP

Depois da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) manter a suspensão aos atletas russos após o escândalo de doping deflagrado no país, o vice Primeiro Ministro da Rússia, Vitaly Mutko, admitiu que os técnicos e atletas do país abusam das substâncias proibidas.

“Existem tantas brechas. Atletas quebram as regras e muitos treinadores não sabem trabalhar sem o doping e já está na hora deles se aposentarem. Mas no último ano um trabalho colossal foi feito”, afirmou Mutko em entrevista à agência de notícias R-Sport.

Vitaly Mutko era o ministro dos esportes à época do escândalo (Foto: AFP)
Vitaly Mutko era o ministro dos esportes à época do escândalo (Foto: AFP)


Nesta segunda-feira, a IAAF afirmou que a Rússia ainda apresenta problemas preocupantes sobre os casos de doping e que oficiais, como Mutko, atrapalham as investigações do órgão devido às muitas críticas dirigidas às sanções feitas ao esporte russo. Desta maneira, a entidade principal do atletismo optou por manter os banimentos dos atletas soviéticos, que não participaram do Mundial de Atletismo que acontece em agosto, em Londres.

A IAAF também estipulou diversas condições para que a Rússia volte a ter atletas em competições. Uma destas exigências é que a agência nacional de testes seja reinstalada e limpa, uma vez que ela continua suspensa por ter acobertado diversos casos de doping.

Alguns competidores russos banidos dos torneios pediram à Federação a permissão para participarem no Mundial como “atletas neutros”, uma vez que apresentem um histórico limpo realizado por outras agências que não a nacional russa. A IAAF considera no momento 35 aplicações.

 

 

Conteúdo Patrocinado