Furacão e Coxa começam a disputa pelo título Estadual de 2016 - Gazeta Esportiva
Furacão e Coxa começam a disputa pelo título Estadual de 2016

Furacão e Coxa começam a disputa pelo título Estadual de 2016

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Luiz Felipe Fagundes

01/05/2016 às 08:55

Curitiba, PR

Será a 16ª final de Estadual disputada entre os rivais (Divulgação)
Será a 16ª final de Estadual disputada entre os rivais (Divulgação)


Após três anos, Atlético Paranaense e Coritiba voltam a decidir um Campeonato Paranaense a partir deste domingo, às 16 horas (de Brasília), na Arena da Baixada. Será a 16º vez que os rivais se encontram diretamente na decisão. Quem leva a melhor nas estatísticas é o Coxa, com oito conquistas, a última exatamente em 2013. O Furacão, por sua vez, levou sete vezes, mas não bate o rival em uma decisão desde 2005.

Em meio a tantos números, um que incomoda a torcida rubro-negra é 2009. Esse foi o ano da última conquista do time, que vive esse jejum intensamente e recentemente perdeu a chance de superá-lo com a derrota na final da Primeira Liga. Agora, para voltar a levantar uma taça, o objetivo é aproveitar a primeira partida em casa para construir uma boa vantagem para a volta, no Couto Pereira.

O técnico Paulo Autuori não confirmou o time oficialmente, mas sabe que não poderá contar com três jogadores. O volante Otávio, expulso diante do Paraná Clube, o atacante André Lima, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o meia Vinícius, que sofreu uma entrose no joelho direito. A tendência é a entrada de Pablo pelo meio e Deivid na proteção da zaga.

O volante destacou a importância do clássico, especialmente em uma decisão, e está confiante com o apoio do torcedor para garantir alguma vantagem. “Durante a semana, a adrenalina é mais alta. Mas temos que saber encarar isso, para não cometermos erros durante a partida. Temos que jogar focados. Os torcedores sabem do potencial que têm na arquibancada. E a nossa equipe confia nessa força, com a torcida nos incentivando até o fim. Em campo, faremos de tudo para retribuir esse apoio”, avaliou.

Pelo Coritiba, que ostenta a melhor campanha da competição, a semana foi de adaptação ao gramado sintético que encontrará na Baixada. Além disso, o técnico Gilson Kleina aproveitou apara dar continuidade à equipe que passou pelo PSTC nas semifinais, sem contar com Dudu e Juan, que seguem vetados, mantendo Vinícius e Thiago Lopes. A única baixa e o lateral Ceará, que não treinou e deve abrir espaço para a entrada de Reginaldo.

O comandante coxa-branca acredita que não existe um favorito, mesmo jogando na casa adversaria, e quem souber administras os nervos terá vantagem. "Cada jogo é um momento e, em se tratando de clássico, a gente tem que ter muito respeito porque entra muita tradição, muita história. A gente pode salientar aqui clássicos que eu participei que a gente não estava em um grande momento e foi vencedor. Entra muito controle emocional", concluiu.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X CORITIBA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 1º de maio de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Jefferson Cleiton Piva da Silva

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Jadson, Deivid, Pablo e Marcos Guilherme; Nikão e Walter
Técnico: Paulo Autuori

CORITIBA: Elisson; Reginaldo, Juninho, Luccas Claro, Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Thiago Lopes; Vinícius, Negueba e Kleber Gladiador.
Técnico: Gilson Kleina

Conteúdo Patrocinado