Pênalti para o Kashima marca primeira vez que vídeo é usado pela Fifa - Gazeta Esportiva
Pênalti para o Kashima marca primeira vez que vídeo é usado pela Fifa

Pênalti para o Kashima marca primeira vez que vídeo é usado pela Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/12/2016 às 11:37

São Paulo, SP

Árbitro usa recurso do vídeo para marcar pênalti em favor do Kashima - Foto: AFP/ TOSHIFUMI KITAMURA
Árbitro usa recurso do vídeo para marcar pênalti em favor do Kashima - Foto: AFP/ TOSHIFUMI KITAMURA


Foi no Mundial de Clubes que a Fifa pôs em prática pela primeira vez uma de suas novas regras propostas para melhorar as marcações de jogadas faltosas no futebol. Sem, no entanto, deixar de causar polêmica: a interferência de vídeo no duelo entre Atlético Nacional e Kashima Antlers marcou pênalti a favor dos japoneses quando a partida já prosseguia normalmente.

O lance que originou a marcação aconteceu aos 29 minutos de jogo. Orlando Berrío, atacante do Nacional, tocou o japonês Nishi Daigo com a perna dentro da área. O árbitro Viktor Kassai não viu o lance no exato momento, a bola não saiu de campo e o jogo continuou normalmente.

Só cerca de um minuto depois, quando outras jogadas já haviam sendo feitas e até mesmo um gol poderia ter sido marcado, o juiz decidiu conferir a jogada em vídeo, diante do protesto do técnico do Kashima, Masatada Ishii. Após interpretar que a jogada foi faltosa, Kassai marcou o pênalti mais de quatro minutos depois da ocorrência, quando a posse de bola era, inclusive, do Atlético Nacional.

Shoma Doi converteu a penalidade máxima, abrindo o placar para os anfitriões. No segundo tempo, o Kashima ampliou a vantagem, venceu por 3 a 0 e se classificou para a final do Mundial de Clubes.

Conteúdo Patrocinado