Galo encara pressão do El Cilindro em duelo de ida contra o Racing - Gazeta Esportiva
Galo encara pressão do El Cilindro em duelo de ida contra o Racing

Galo encara pressão do El Cilindro em duelo de ida contra o Racing

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

27/04/2016 às 07:25

Belo Horizonte, MG

Galo chega às oitavas com a quarta melhor campanha da Libertadores (Bruno Cantini/CAM)
Galo chega às oitavas com a quarta melhor campanha da Libertadores (Bruno Cantini/CAM)


Desde 2013, quando foi campeão da Copa Libertadores, o Atlético-MG não sabe o que passar das oitavas de final da competição continental. Eliminado na primeira fase do mata-mata nos últimas dois anos, o Galo, porém espera começar a escrever um roteiro diferente nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na partida de ida contra o Racing, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, na Argentina.

Quarto melhor primeiro colocado da primeira fase, com 13 pontos, o time mineiro terá pela frente um dos mais tradicionais clubes argentinos que, além de jogadores experientes e rodados no futebol europeu, possui em seu estádio um dos principais caldeirões do país. Em razão disso, o volante Leandro Donizete, destaca que o Atlético-MG precisará saber lidar com a pressão de jogar no campo adversário para começar, a construir, fora de casa, o caminho para classificação na Libertadores.

“Temos que saber jogar fora de casa para a gente se sair bem nesta primeira partida. Temos que entrar firme, como entramos em todas as competições, e neste ano temos que entrar mais firmes ainda, porque ficamos duas vezes para trás nas oitavas. Isso não pode. Uma equipe qualificada como a nossa tem que brigar pelo título, então vamos entrar bem focados e certinho para fazermos um bom resto de Libertadores”, colocou o volante, presente nas últimas campanhas do Galo na Libertadores e que completará 200 jogos pelo clube nesta quarta.

Diante do Racing, o técnico Diego Aguirre deve repetir a mesma equipe que venceu a URT no sábado, garantindo a classificação para a decisão do Campeonato Mineiro. Com isso, Dátolo será mantido no meio-campo, que terá novamente três volantes: Rafael Carioca, Leandro Donizete e Júnior Urso. No banco, o comandante atleticano contará com o atacante Clayton, novidade entre os inscritos para as oitavas de final.

Vale lembrar que o treinador uruguaio não teve a possibilidade de comandar um treino de reconhecimento do gramado do El Cilindro, que foi preservado, após ser bastante castigado pelas chuvas que caíram em Buenos Aires nos últimos dias.

Pelo lado do Racing, a fase não é das melhores. O clube de Avellaneda soma cinco jogos consecutivos sem vencer entre partidas do Campeonato Argentino e da Copa Libertadores. Na competição nacional, a equipe portenha vem decepcionando e ocupa apenas a sétima posição da chave B, que reúne 15 times.

Goleiro Saja é dúvida para esta quarta-feira (Racing/Site Oficial)
Goleiro Saja é dúvida para esta quarta-feira (Racing/Site Oficial)


Olhando pela situação atual do rival desta quarta-feira, a esperança por um bom resultado do Atlético-MG se torna mais palpável, porém é bom o torcedor atleticano controlar a empolgação. Isto, porque, na atual temporada, o Racing perdeu apenas uma partida dentro de seus domínios, na derrota para o Boca Junior, pela fase de grupos da Copa Libertadores.

Classificado como quinto segundo melhor colocado, com nove pontos somados, o Racing terá um importante desfalque para esta quarta: o atacante Gustavo Bou, artilheiro da última Libertadores, que segue lesionado. Para o lugar do goleador, o técnico Facundo Sava estuda escalar Tito Noir, que foi bem no clássico do último fim de semana contra o Independiente, ou Roger Martínez, que chegou a treinar entre os titulares. Já o centroavante e ídolo Diego Milito deve ser apenas opção no banco.

Além da ausência de Bou, o Racing corre o risco de não contar com o goleiro Sebastián Saja, que está com febre e terá a sua situação definida apenas na manhã de quarta-feira. Diante das dúvidas, o técnico Facundo Sava prefere adotar o mistério tendo em vista o potencial do Atlético-MG que, segundo ele, possui grandes individualidades.

“Vamos esperar para ver como se recuperam os jogadores que atuaram domingo. Não vou adiantar a escalação. O Atlético é um rival difícil. Conheço a individualidades que tem, mas temos que prevalecer. Necessitamos ganhar esta partida. O jogo de volta será planejado em função do que ocorrer amanhã (quarta-feira)”, colocou o treinador.

FICHA TÉCNICA

RACING-ARG X ATLÉTICO-MG

Local: estádio El Cilindro, em Buenos Aires (ARG)
Data: 27 de abril de 2016 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Julio Quintana (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Roberto Cañete (PAR)

Racing: Saja (Ibañez); Pillud; Vittor, Sánchez e Grimi; Acuña, Videla, Aued e Oscar Romero; Lisandro López e Noir (Roger Martínez)
Técnico: Facundo Sava

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Júnior Urso e Dátolo; Robinho e Lucas Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Conteúdo Patrocinado