Rival da Seleção Brasileira conta com treinador recordista e "novo Ibrahimovic" - Gazeta Esportiva
Rival da Seleção Brasileira conta com treinador recordista e "novo Ibrahimovic"

Rival da Seleção Brasileira conta com treinador recordista e "novo Ibrahimovic"

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/03/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Nesta terça-feira, na Eden Arena, em Praga, a Seleção Brasileira encerra sua participação na primeira Data Fifa de 2019 contra a República Tcheca buscando, ao mesmo tempo, apagar a má impressão deixada contra o Panamá e reconquistar a confiança com um resultado positivo. Tite e seus comandados, porém, terão pela frente uma equipe que, apesar do meu momento, conta com um treinador recordista e uma promessa comparada a Zlatan Ibrahimovic.

No primeiro compromisso pela Data Fifa, os rivais da equipe brasileira acabaram tendo um resultado tão ruim quanto o dos pentacampeões mundiais. Pela primeira rodada das Eliminatórias da Eurocopa, a República Tcheca foi goleada por 5 a 0 pela Inglaterra em Wembley. Sterling, companheiro de equipe de Ederson, Danilo e Gabriel Jesus, foi o principal algoz com três gols.



Treinador


Depois de não alcançar a classificação para a Copa do Mundo da Rússia, a seleção da República Tcheca decidiu iniciar um processo de reestruturação em seu comando técnico e em seu elenco. Para isso, contratou o treinador Jaroslav Silhavy, anunciado em setembro de 2018 com a experiência de mais de 10 anos como comandante e conhecedor da equipe nacional.

Jaroslav Silhavy é o atual comandante da seleção da República Tcheca (Foto: Ian KINGTON / AFP)


Ex-zagueiro, Silhavy atuou profissionalmente entre os anos de 1979 e 1999, com destaque para suas passagens em equipes locais. Sua principal marca, inclusive, foi dentro das quatro linhas, alcançando o recorde de partidas disputadas na Tchecoslováquia e, posteriormente, na República Tcheca, com 465 jogos. Nesse período, inclusive, foram 25 gols marcados.

À beira do campo, o atual comandante também se qualificou para assumir a seleção nacional. Sua carreira no banco de reservas começou FK Viktoria Zizkov, como assistente técnico. Depois, participou pela primeira vez da comissão técnica da seleção tcheca, entre 2001 e 2009, ainda como assistente. Seu primeiro clube como técnico efetivado foi o Sparta Praga, antes de fazer sucesso no Slovan Liberec, entre 2011 e 2014, e no Slavia Praga, entre 2016 e 2017.

Pela seleção da República Tcheca, Silhavy possui quatro partidas, com duas vitórias e duas derrotas. Sua estreia foi com triunfo diante da Eslováquia por 1 a 0, pela Liga das Nações. Depois, perdeu para a Ucrânia, venceu novamente os eslovacos e caiu diante da Inglaterra com uma goleada por 5 a 0 na última sexta-feira.

Principal destaque


Diferentemente da Seleção Brasileira, a República Tcheca não conta com a grande maioria de seus atletas atuando nos principais clubes do futebol europeu. A exceção se dá por conta do atacante Patrik Schick, da Roma, tratado não só como um dos pilares tchecos para o futuro, mas também comparado, por conta de suas características, com o sueco Zlatan Ibrahimovic.

Patrik Schick é o principal destaque da seleção da República Tcheca (Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP)


A convocação da jovem promessa de 23 anos, inclusive, foi rodeada de polêmica. Isso porque o treinador Jaroslav Silhavy, ao comentar sobre a oportunidade ao atacante, revelou a luta do atleta contra um problema de saúde, que não foi especificado. Depois, o comandante afirmou não ser nada sério ou que influencie sua participação nas partidas.

Com a camisa da seleção da República Tcheca, Schick possui cinco gols marcados em 14 partidas. Já na atual temporada com a camisa da Roma, o atacante balançou as redes em cinco oportunidades em 27 jogos, sendo 19 desses pelo Campeonato Italiano, dois pela Copa Itália e seis pela Liga dos Campeões.

Conteúdo Patrocinado