Governador veta lei que libera bebidas alcoólicas nos estádios do RS - Gazeta Esportiva
Governador veta lei que libera bebidas alcoólicas nos estádios do RS

Governador veta lei que libera bebidas alcoólicas nos estádios do RS

Gazeta Esportiva

Por Correspondente Cesar Esteves

16/01/2019 às 22:12

Porto Alegre, RS

Venda de bebidas alcoólicas no Rio Grande do Sul deverá ser vetada (Foto: Gustavo Mansur/Divulgação/Palácio Piratini)


O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou nesta quarta-feira que irá vetar a lei que previa a volta da venda das bebidas alcoólicas dentro dos estádios do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, o Diário Oficial do Estado deve publicar o veto da matéria.

“Os argumentos trazidos hoje, além de outros que já haviam chegado, me ajudaram a tomar a decisão, que tem como base a questão da segurança e implica diretamente na crise fiscal do Estado. Uma eventual liberação de bebidas demandaria um aumento de efetivo nos jogos, algo que o governo não tem condições de arcar neste momento", comentou Leite.

Segundo o mandatário, as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Saúde apresentaram argumentos que ajudaram na sustentação contra o projeto. Conforme a pasta da Saúde, estudos mostram que a ingestão de bebidas alcoólicas acaba contribuindo para o aumento do comportamento violento das pessoas. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, lembrou desde que houve a proibição de bebidas nos estádios ocorreu uma redução drástica de ocorrências nos jogos.

Por último, o argumento trazido pelo MP acabou embasando a decisão do governador e trata o projeto de lei como inconstitucional, já que uma lei federal proíbe o consumo e a venda nas praças esportivas do Brasil. O Estatuto do Torcedor de 2003, que impede os frequentadores dos estádios de "portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência".

Conteúdo Patrocinado